Colégio Estadual ''Alberto Gomes Veiga''

O Patrono do colégio é “Alberto Gomes Veiga”, cuja data é comemorada no dia 13 de novembro. A direção do Colégio esteve a cargo dos professores Francisco da Gama e Silva (1959), Dr. José Vicente Elias (1970), Regina Vernalha de Pinho (interventora), Aramis Teixeira (1972), Abel de Campos Pereira (1973), Alceu de Oliveira Toledo (1973/1974), Elcio Nascimento (1975), Glaucy de Moura (1977), Warner dos Reis Cardoso (1980), Célia dos Santos Garrido (1988/1990), Warner dos Reis Cardoso (1990/1993), Lorival Merino Cordão (1996/2000), Rozeula Menezes de Oliveira Voi (2001/2010).
O primeiro diretor do Colégio, Francisco Gama e Silva, providenciou sua instalação, suprindo as mais urgentes necessidades iniciais , organizando a secretaria e compondo o corpo docente, tendo sob o seu encargo o ônus da compra de materiais para as instalações. O Colégio funcionou de 1960 a 1968, nas dependências do Grupo Escolar “Faria Sobrinho”, depois mudou-se por insuficiência de espaço físico para a Escola Paroquial de Paranaguá, de propriedade da Congregação dos Padres Redentoristas.
Neste local o Colégio funcionou sem pagamentos de taxas de aluguel, por ter sido cedido gratuitamente pela mencionada Ordem Religiosa.
Em 1970, passou a funcionar no prédio do Antigo Fórum da Comarca de Paranaguá, cedido pela secretaria de Educação e Cultura. No segundo semestre de 1971, transferiu-se para salas ociosas no Instituto de Educação de Paranaguá, para que o prédio do Antigo Fórum recebesse uma rápida reforma.
Em 1972, sob a coordenação do professor Aramis Teixeira, foi promovida a reforma parcial do prédio, adaptando-o às necessidades mais prementes, voltando a funcionar normalmente no mês de março, inclusive cedendo ao Instituto de Educação de Paranaguá suas salas no período diurno (manhã e tarde), para o funcionamento das 5as­ séries.
Em 1989, passou a funcionar no período diurno, nas salas da Faculdade, e no período noturno, nas salas da Escola Paroquial , para que novamente o prédio fosse reformado. Em 1993, por falta de espaço físico no período noturno, ocupamos 2 salas da Escola “Nossa Senhora do Rosário”. No ano de 1994, o Colégio teve sua atuação no antigo Lar “Hercília de Vasconcelos”, através de um Comodato, com duração de 05 (cinco) anos, assinado pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, Prefeitura Municipal de Paranaguá e Federação Espírita do Paraná , foi inaugurado neste local no dia 25 de fevereiro de 1994, contendo este imóvel, 09 (nove) salas de aula, 01 ( uma) biblioteca, 01(um) escritório modelo, 01 (um) laboratório, 01(uma) secretaria, 01 (um) gabinete da direção, 01(uma) sala da orientação , supervisão e coordenação, 01 (uma) cozinha com uma pequena área para refeições, 03 (três) banheiros e 01 (uma) cancha esportiva. Terminado o contrato de comodato, o Governo do Estado do Paraná, assinou o contrato, diretamente com a Federação Espírita do Paraná.
No dia 06 de setembro de 2000, tão sonhado espaço físico térreo foi conseguido através do contrato de locação entre a Federação Espírita do Paraná e Secretaria de Educação do Paraná.